2008/10/29

Egos e Cosmos

O ser humano vive no meio de um confronto entre as suas necessidades próprias (egos) e as necessidades coletivas (cosmos). Neste confronto cada indivíduo precisa encontrar uma solução para a equação onde é preciso escolher entre favorecer a si próprio utilizando a energia da coletividade ou oferecer sua energia para favorecer a coletividade. O favorecimento do próprio está relacionado a riqueza e a glória de um indivíduo dentro de uma comunidade. Já no favorecimento do coletivo o indivíduo não recebe nenhuma recompensa individual além do prazer de ver a prosperidade de seu grupo.

Quando os indivíduos se reunem para a formação de uma coletividade, um cosmos, este pode se transformar em um arquétipo. Servem de exemplo destes arquétipos os países, os times de futebol, as religiões, etc. No entanto, estes arquétipos se comportam como um novo indivíduo, um egos, apresentando vontades próprias e competindo com outros arquétipos pelas fontes de energia disponíveis, aumentando assim o confronto entre seres humanos.

2008/10/17

Google goes for sustaintability

Today I have figured out that Google indeed goes in the direction for a sustaintable world. Using gmail, picasa, etc., one is able to move freely through many different computers without loosing the ability of producing good work. After passing through different computers, users realize they don´t really need to buy one computer, avoiding useless consume and production of residues. Hopefully this freedom idea may induce a new world view where people would consume less and live more.